Segue abaixo, pesquisas e referências da internet.

Como emitir e centralizar os principais documentos fiscais em um só lugar?
Se você está se perguntando como fazer o gerenciamento correto de todos esses documentos obrigatórios para sua transportadora, já que são tantos para administrar, saiba que é possível centralizar os principais em uma única plataforma: o sistema TMS.
Esse software é capaz emitir e imprimir as principais documentações, seguros e códigos que a transportadora precisa para operar e estar em conformidade com as normas estabelecidas pelas instituições fiscalizadoras. Entenda essas funções:
Importação dos dados da NFe, via chave de acesso ou arquivo XML;
Emissão do CTe e impressão do DACTe;
Emissão do MDFe e impressão do DAMDFe;
Averbação eletrônica de carga em relação ao seguro RCTR-C;
Geração do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT);
Preenchimento do vale-pedágio.
Ao nível de gestão, tudo isso traz uma série de vantagens, uma vez que o sistema permite fazer integrações com outros sistemas emissores, como é o caso do E-frete para gerar o CIOT, e garante maior controle das suas operações, aperfeiçoando as negociações e promovendo aumento de rentabilidade.
Também é possível analisar de maneira detalhada os processos da empresa através do sistema, facilitando o monitoramento das cargas e agilizando o recebimento do frete.
Então, agora que você já conhece todas as vantagens de utilizar o TMS para o gerenciamento dos documentos fiscais de transporte, que tal passar a tê-las no seu dia a dia com a Hivecloud? Temos certeza que ele vai potencializar ainda mais o seu negócio!
FONTE:https://www.hivecloud.com.br/post/documentos-fiscais-no-transporte-de-cargas

Frete CIF e FOB
https://www.youtube.com/watch?v=zzT0fQZiMZY
QUAL O SIGNIFICADO DE FRETE FIB?
O QUE É FRETE FOB?